Utopia

“Iniciamos, hoje, uma Utopia. Não uma Utopia irrealizável, impossível, como querem muitos, mas uma Utopia real, concreta, possível, ao alcance da mão.

Nossa função e objetivo maior serão, aqui, discutir as grandes questões do anarquismo que são, em última análise, as grandes questões de todos que habitamos este planeta.

E, sob essa ótica, discutir profundamente as sociedades – que construímos, os sistemas – que nos oprimem, os homens – que nos governam, as ciências – que nos ditam suas leis, as jurisprudências – que definem nosso comportamento, a educação – que nos condiciona e normaliza, a propriedade privada – que nos torna egoístas e selvagens, as religigiões – que nos fazem crer no inconcebível, o trabalho – que nos toma a vida, o estado – que vampiriza e o outro – a quem amamos e odiamos e que nos ama e nos odeia.

Aqui estamos, enfim, para discutir a vida.

É essa a nossa função e a isso viemos.

Queremos, assim, mostrar a todos que o anarquismo não é uma hidra de mil cabeças mas – sim – um conjunto ordenado de concepções, de idéias e de práticas que contribuem decisivamente para melhor compreender os grandes problemas que todos nós ajudamos a construir e com os quais agora nos defrontamos.

Está aberta a discussão.”

E é com este editorial que tem início o primeiro exemplar da revista Utopia, uma publicação que era editada pelo Grupo Utopia, um grupo anarquista carioca. A revista teve cinco exemplares editados entre os anos de 1988 e 1992.

Como pode ser visto pelo editorial, o intuito do grupo com a revista Utopia era debater o anarquismo, publicando diversos artigos sobre a teoria e a prática anarquista. A revista incluía, ainda, um espaço para notícias relacionadas a temática libertária e outro para resenhas de livros.

Abaixo, estão para baixar os exemplares da revista Utopia, em pdf.

Utopia #1 – primavera de 1988
Utopia #2 – outono de 1989
Utopia #3 – verão de 1990
Utopia #4 – verão/outono de 1991
Utopia #5 – junho de 1992 (ecoUtopia)

1 opinião sobre “Utopia”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s