Cartaz I SEPEL FINAL

Em dezembro acontecerá o I Seminário Propostas de Educação Libertária. O I SEPEL tem como objetivo iniciar um fórum de debate e reflexão sobre as experiências e propostas de educação de cunho libertário, tanto no passado como no presente. Será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira, grupo de pesquisa da UNIRIO. O evento tem apoio da Biblioteca Social Fábio Luz, do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa e do Laboratório para o Ensino de Filosofia e História de Educação.

O SEPEL contará com a apresentação de experiências educacionais libertárias por coletivos que fazem atividades nessa área: o Movimento de Organização de Base (MOB) apresentará, através do Grupo Germinar, a a atividade com crianças do Morro dos Macacos; o Grupo de Educação Popular falará sobre a experiência no Morro da Providência; o Coletivo Popular Educampo apresentará sua experiência com educação no campo; e a Escola Municipal Leonardo Boff de Petropólis falará sobre a experiência de educação que possuem.

O evento também contará com uma mesa redonda sobre educação libertária com a participação dos palestrantes Alexandre Samis e Robledo Mendes, integrantes do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, e José Damiro.

Para se inscrever no evento é necessário mandar e-mail para isepel2013@gmail.com. O SEPEL ocorrerá em 4 de dezembro, no Auditório Paulo Freire, CCH – UNIRIO, das 14 às 21 horas. A programação do evento pode ser vista abaixo:

PROGRAMAÇÃO DO I SEPEL

14h – ABERTURA
14h e 30 minutos – MESA REDONDA SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE CARÁTER LIBERTÁRIO

GEP – Grupo de Educação Popular – experiência educativa na comunidade do Morro da Providência
GERMINAR – experiência educativa na comunidade do Morro dos Macacos
COLETIVO POPULAR EDUCAMPO – experiência educativa no campo
ESCOLA MUNICIPAL LEONARDO BOFF DE PRETRÓPOLIS – uma experiência educativa

17he 30 minutos – COFFEE BREAK E LANÇAMENTO DE LIVROS E REVISTA
18h – MESA REDONDA – REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA

PALESTRANTES
ALEXANDRE SAMIS (Doutor em História pela UFF- Professor do Colégio Pedro II) – A experiência educacional na Comuna de Paris
JOSÉ DAMIRO DE MORAES (Doutor em Educação pela UNICAMP – Professor Adjunto da UNIRIO) – Educação integral e anarquismo: apontamentos históricos e reflexões
ROBLEDO MENDES (Mestre em Educação pela UNIRIO) – Educação Camponesa e Libertária.