A recente onda de manifestações contra o aumento das passagens que tomou o Brasil nas últimas semanas tem sido notícia não apenas por aqui, mas também em outros países. Tendo grande participação dos anarquistas, diversos periódicos libertários internacionais noticiaram e/ou fizeram uma análise da atual situação brasileira.

Entre notícias e textos escritos pelos próprios jornais, muitos também replicaram traduções de textos publicados por organizações anarquistas brasileiras, especialmente das ligadas à Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).

A Umanitá Nova, periódico ligado a Federação Anarquista Italiana (FAI), publicou no seu número mais recente (#24, ano 93) um texto em solidariedade aos manifestantes brasileiros, através da sua Comissão de Relações Internacionais. No texto, que pode ser lido aqui, eles explicam os motivos das manifestações, a tentativa de aparelhamento dos atos pela direita e a relação com a Copa do Mundo.

O periódico ligado à Confederação Nacional do Trabalho (CNT), da Espanha, também lançou em seu exemplar mais recente (#402) um texto sobre as manifestações no Brasil, que pode ser visto aqui.

A Federação Anarquista Francófona, além de ter publicado relatos de militantes brasileiros sobre a situação no Brasil  e notas de solidariedade às manifestações e à FAG no seu endereço eletrônico principal (aqui, aqui, aqui e aqui), também publicou no número mais recente do seu periódico, Le Monde Libertaire #1712, um texto analisando as manifestações, que pode ser lido aqui.

A revista Alternative Libertaire publicou em seu endereço eletrônico diversos textos relacionados às manifestações brasileiras, além de ter um texto em seu número mais recente também, porém ele ainda não está disponível virtualmente. No endereço eletrônico, foi publicada a tradução para o francês de uma nota da CAB sobre as manifestações, de uma entrevista realizada por um companheiro da organização anarquista sul-africana Frente Anarquista Comunista Zabalaza com membros da Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL), além da chamada de solidariedade aos companheiros da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) pela invasão de sua sede e uma nota escrita pela própria Alternative Libertaire sobre o caso. Os textos podem ser encontrados, respectivamente, aqui, aqui, aqui e aqui.

Além destes periódicos internacionais que já publicaram números em junho e julho, outros jornais, que ainda não tiveram números lançados este mês, devem lançar textos sobre as manifestações brasileiras.

Também, diversas organizações internacionais publicaram traduções de textos escritos por militantes ou organizações brasileiras. A chamada de solidariedade à FAG, por exemplo, foi publicada por organizações de toda parte do globo: Frente Comunista Anarquista Comunista Zabalaza da África, Federação dos Anarquistas Comunistas da Itália, Autonomia & Solidariedade de Miami dos Estados Unidos, União Socialista Libertária do Peru, entre muitas outras.

Anúncios