Recentemente, um dos companheiros responsáveis pela Biblioteca Social Fábio Luz realizou uma visita ao município de Palmeiras, no estado do Paraná. Mais especificamente, ele foi visitar a região onde mais de cem anos atrás foi fundada a primeira comuna anarquista do Brasil, a Colônia Cecília.

Em sua visita anterior, ele havia conhecido Arnaldo Monteiro Bach, autor do livro ‘Colônia Cecília’ (já apresentado aqui na seção Novas Aquisições) e proprietário do Museu Sítio Minguinho, que abriga um memorial com vasto acervo sobre a Colônia Cecília. Assim, nesta visita, Arnaldo foi seu guia, o que lhe proporcionou um grande aprendizado sobre o local e memória da comuna.

Nosso companheiro, além de dar uma entrevista na rádio local, falando sobre a importância da Colônia, também apareceu em uma matéria do jornal da região. A matéria pode ser vista aqui. O companheiro aproveitou para divulgar a Biblioteca Social Fábio Luz e estreitar laços com Arnaldo, para uma possível parceria ou troca de material sobre a Colônia Cecília.

Ramos-e-Bach-no-Memorial-da-Colônia-Cecília