Durante os dias 3, 4 e 5 de dezembro, ocorrerá o I Seminário Movimento Operário, Imigração e Anarquismo. O evento acontecerá na universidade UNIVERSO, em Niterói, Rio de Janeiro, e será realizado pelo grupo de pesquisa “Discursos, representações e práticas sociais” do Mestrado em História da UNIVERSO.

O evento contará com apresentação de trabalhos relacionados com os temas do seminário, mesas-redondas, palestras e lançamentos de livros.

Destacamos aqui a participação de dois companheiros próximos à Biblioteca Social Fábio Luz. O companheiro Felipe Corrêa apresentará seu livro “Ideologia e Estratégia – Anarquismo, Movimentos Sociais e Poder Popular”, lançado este ano pela Editora Faísca. Outro companheiro que participará do evento será Alexandre Samis, integrante do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa e autor de livros como Negras Tormentas, Clevelândia, entre outros. Ele estará presente na mesa-redonda “Sindicalismo, imprensa e produção cultural”.

O evento contará ainda com, entre outras coisas, um debate com Iza Salles, autora de “Um Cadáver ao Sol”, livro sobre Antonio Bernardo Canellas, um tipógrafo de origem anarquista que foi expulso do PCB por interpelar Trotsky por seu autoritarismo.

Para obter mais informações, acesse aqui.

Ressalta-se que todos os livros citados nesta postagem podem ser encontrados na Biblioteca Social Fábio Luz.