Teve início hoje, em São Paulo, o Colóquio Internacional Educação Libertária: 100 Anos da Escola Moderna de São Paulo. O evento, que ocorre na Universidade de São Paulo (USP) e teve suas atividades de abertura ocorridas no Centro de Cultura Social de SP, se estenderá até sexta-feira, dia 9.

O colóquio contará com participantes de diversas partes do mundo que apresentará palestras, trabalhos e seminários sobre pedagogia libertária. Os eixos temáticos do evento são: concepções e práticas da educação anarquista, Escolas Modernas no Brasil e no Mundo, cultura e educação anarquista, sindicalismo e educação e práticas contemporâneas e desafios de hoje.

Apesar de o grande evento ocorrer em São Paulo, também haverá um seminário sobre o mesmo tema no Rio de Janeiro. Dois dos participantes internacionais do evento de São Paulo se juntarão a uma palestrante brasileira no seminário A Pedagogia Libertária e e as Iniciativas Populares no Campo da Educação.

John Bouvery da França, Diego Mellado Gómez do grupo de estudos chileno Grupo de Estudos Gómes Rojas e a brasileira Angela Maria Souza Martins apresentarão palestras sobre experiências concretas de hoje e do passado utilizando a pedagogia libertária.

O seminário ocorrerá no SINDSCOPE, Campos de São Cristovão, 177, dia 09/11, segunda-feira, às 18:30.