Em 2012, de 8 a 12 de agosto, ocorrerá em St. Imier, Suíça, o Encontro Internacional Anarquista. O encontro contará com diversas vertentes libertárias e e apresentará uma ideia dos diversos movimentos anarquistas ao redor do mundo.

Este encontro celebrará a primeira Internacional libertária que ocorreu em 1872, contrapondo-se à Internacional marxista. O evento terá palestras de organizações políticas anarquistas, coletivos e indivíduos de todo o mundo, apresentações musicais e, ainda, uma feira de livro.

O Brasil estará representado em três seminários. Alexandre Samis, representando a Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ), falará sobre as origens do sindicalismo revolucionário no Brasil e em Portugal, utilizando a trajetória do militante anarquista português Neno Vasco para discutir as trajetórias da tradição organizacionista do anarquismo.

Felipe Côrrea, representando a Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL), apresentará uma palestra sobre a história e estratégia do especifismo no Brasil. O Coletivo Biblioteca Terra Livre e o Coletivo Ativismo ABC farão uma apresentação em conjunto com o Grupo de Estudios Gómes Rojas, do Chile, falando sobre “Grupos de Estudos e Espaços Autônomos: Práticas Contemporâneas de Educação Anarquista”.

Outros nomes como Frank Mintz (Confederação Nacional do Trabalho), Marianne Enckel (Centro Internacional de Pesquisa sobre Anarquismo) e Philippe Pelletier (Federação Anarquista da França) também participarão do encontro apresentando seminários.

Mais informações sobre o evento, como a programação completa, podem ser encontradas aqui.