Tags

, , ,

Recentemente, o Centre de Documentació Antiautoritari i Llibertari – Cedall (Centro de Documentação Antiautoritária e Libertária) disponibilizou em seu endereço eletrônico a digitalização de parte dos exemplares do periódico Solidaridad Obrera.

O Cedall é um centro de documentação para a difusão da memória antiautoritária e libertária dos processos históricos acontecidos no Estado espanhol ao longo do século XX.

Atualmente, o Cedall busca reunir documentação sobre os processos históricos antiautoritários e libertários que se desenvolveram durante a última fase do franquismo  e sua posterior transformação na chamada “transação democrática”, bem como sobre as origens do movimento operário de raiz sindical na cidade de Badalona, em Barcelona.

O Solidaridad Obrera é um periódico da Confederação Regional do Trabalho da Catalunha e Balears da CNT-AIT (Confederação Nacional dos Trabalho – Associação Internacional de Trabalhadores) fundado em 1907 e que se contra em circulação até os dias de hoje. Desde 2005, o jornal é distribuído gratuitamente e pode ser baixado em seu endereço eletrônico.

O Cedal disponibilizou a digitalização dos exemplares de 1907 até 1925 que podem ser baixados aqui, em pdf.